Um Dia No Parque promove atividades em UCs de todo o país no dia 24 de julho

Após dois anos em formato híbrido, ação retorna ao modelo 100% presencial com o slogan “De volta ao lar”

29/04/2022

Foto: Parque Municipal Cascata do Salso - Flor de Tuna Ecoaventur (UDNP 2019)

Natureza não é um lugar que se visita, ela é nosso lar. A frase do poeta norte-americano Gary Snyder reflete sobre a importância de lembrarmos que também somos parte da natureza. Não por acaso, ela inspira a edição 2022 do Um Dia No Parque, que será norteada pelo slogan “De volta ao lar”.

Isso porque, após dois anos sendo realizado de forma híbrida por consequência da pandemia, a ação volta ao formato 100% presencial em 24 de julho. A expectativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), organizadora da mobilização, é que esta seja a maior já realizada. 

“As Unidades de Conservação já estão recebendo visitantes, mas o dia 24 de julho vai ser uma celebração conjunta de volta à natureza e às nossas áreas protegidas”, comemora a diretora-executiva da Rede Pró-UC e coordenadora do Um Dia No Parque, Angela Kuczach. “Esperamos que as pessoas aproveitem a oportunidade para se reconectar com a natureza”, completa Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil. 

As atividades serão realizadas nas UCs de todo o país. Gestores de Unidades de Conservação, grupos e instituições interessados em oferecer atividades devem realizar inscrição gratuita pelo e-mail [email protected]. A mensagem deve conter as seguintes informações: nome da UC, município e estado, descrição da atividade, data, horário e local, e informações extras, como cobrança de ingresso e formulário de inscrição.

Unidades de Conservação

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície do planeta Terra são áreas de conservação. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Essas áreas possuem grande importância, tanto para pesquisas científicas quanto para o desenvolvimento, a regulação do clima, o equilíbrio ecológico e a vivência de todos. 

“O Brasil tem um enorme potencial de ecoturismo e valorizar nossas áreas protegidas é um passo fundamental para que o país possa aproveitar esse potencial. A campanha UDNP é esse momento de valorização e, nesse ano, vimos com muita alegria a oportunidade de retomar o contato da população com a natureza presencialmente”, explica Karen Oliveira, Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da TNC Brasil.

Sobre a Coalizão Pró-UCs 

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico