Charles Darwin em Abrolhos? Conheça essa e outras curiosidades desse parque nacional marinho no “Te conto de um parque”
No segundo episódio dessa temporada, “Te conto de um parque” traz uma entrevista com a agente ambiental Maria Bernadete Silva Barbosa, guardiã de Abrolhos. Saiba mais!
17/12/2021
Foto: Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) / Gustavo Abrahim CC BY SA 4.0.
Você sabia que o naturalista Charles Darwin já esteve em terras brasileiras e ficou impressionado com a biodiversidade do Arquipélago de Abrolhos? Essas e outras curiosidades você confere no novo episódio do podcast “Te conto de um parque”, que, esta semana, nos leva a uma expedição pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Como nos conta a jornalista Paulina Chamorro, apresentadora do podcast, a criação dessa unidade de conservação em 1983 representa um marco para a agenda ambiental do país. Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho criado no Brasil, tendo a missão de proteger o maior complexo de corais do Atlântico Sul, além de centenas de espécies de animais que vivem dentro e fora do mar, ameaçados de extinção, como as baleias jubartes e as tartarugas marinhas.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é composto por um arquipélago de cinco ilhas de origem vulcânica, localizadas no Oceano Atlântico, a alguns quilômetros do estado da Bahia. Atualmente, a única ilha habitada é a de Santa Bárbara, povoada por militares e suas famílias, além de pesquisadores e funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), órgão responsável pela gestão do parque.
Antes de se tornar uma área protegida, Abrolhos foi cenário de muitas expedições e batalhas navais que ficaram marcadas na história. Uma delas foi a batalha de 12 de setembro de 1631, conhecida como a Batalha Naval de Abrolhos, travada entre duas esquadras – uma holandesa e outra luso-espanhola.
Aliás, o nome da unidade advém justamente de um alerta feito por navegantes portugueses ao avistar o arquipélago: “Abra os olhos”, diziam eles.
Quer saber mais como foram essas histórias? Clique aqui e escute agora esse episódio do “Te conto de um parque”.
SANTUÁRIO MARINHO AMEAÇADO PELA IMPRUDÊNCIA HUMANA
Apesar do reconhecimento de sua importância para a conservação da biodiversidade marinha do planeta, Abrolhos sofreu com a falta de responsabilidade humana, sendo por vezes ameaçado pelas atividades de pesca ilegal.
Em 2019, uma tragédia ambiental marcou a história do parque, com o surgimento de uma mancha de óleo no litoral do Nordeste que se espalhou pela unidade de conservação, causando um forte impacto sobre a vida dos corais, além de outros transtornos para quem vivia do turismo e da pesca regulamentada.
A reversão desse cenário contou com o engajamento de diversos atores da sociedade civil e dos órgãos gestores da unidade. Dentre essas pessoas, está a agente ambiental Maria Bernadete Silva Barbosa, a Berna, que trabalha há 32 anos no parque e é considerada a guardiã de Abrolhos.
O “Te conto de um parque” entrevistou a especialista, que compartilhou mais detalhes da sua rotina em prol da conservação dessa área, além de dicas para os visitantes que desejam conhecer Abrolhos.
“O parque é para todo tipo de público. […] De junho a novembro tem as baleias, que encantam! Abrolhos tem beleza cênica com as ilhas, o farol de fundo”, comenta Berna.
Clique aqui e ouça agora o novo episódio do “Te conto de um parque”.
Confira também os outros episódios do podcast aqui.