Contagem regressiva para "Um Dia no Parque"

Semeia apoia projeto que busca conectar pessoas com a natureza em áreas de conservação

25/06/2021

Parque Nacional de São Joaquim. Foto: Thiago Makowski CC BY-SA 4.0.jpg

Faltam poucos dias para o início do maior evento de mobilização pelas unidades de conservação no Brasil, que tem um propósito legítimo: despertar a consciência ambiental dos brasileiros e brasileiras. O Um Dia No Parque (UDNP) é uma campanha da Coalizão Pró-UC, que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.

Marcado para acontecer no dia 18 de julho, na mesma data em que é comemorada a criação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), o evento este ano será em formato online, diferentemente das últimas edições quando, antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, acontecia dentro das unidades de conservação. 

“O projeto busca aproximar as pessoas desses espaços, gerando compreensão sobre o quanto é importante conservar o patrimônio natural. A proposta a longo prazo é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais a sociedade entenda sua importância e se sinta parte delas”, explica Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil.

Edição 2021 em novo formato

Este ano, o objetivo do Um Dia no Parque é privilegiar histórias de vínculo com as unidades de conservação, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. O público também poderá enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque, que será utilizada para identificar as manifestações on-line.

Outra forma de participação é interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos on-line. Cada região vai eleger um tema de interesse para expor em seus próprios meios de comunicação. Um exemplo de atividade é a discussão sobre como o clima influencia a visitação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, quais seus efeitos para o ecoturismo e seus benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local, entre outros.

Algumas UCs também vão oferecer atividades presenciais (seguindo os protocolos de segurança) que serão divulgadas ao longo dos 15 dias que antecedem o evento, no Instagram da campanha.

INSCREVA SUA UC PARA PARTICIPAR DO “UM DIA NO PARQUE”:

Gestores de unidades de conservação e parceiros que queiram oferecer atividades presenciais ou on-line no Um Dia No Parque devem realizar uma inscrição gratuita pelo e-mail [email protected].

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico