Embratur e Instituto Semeia lançam plataforma Natural Parks e reforçam parceria para promover parques brasileiros no mercado internacional
Ferramenta reúne roteiros turísticos estruturados em parques nacionais e estaduais e amplia a estratégia conjunta de valorização do turismo de natureza
25/11/2025
A Embratur e o Instituto Semeia deram mais um passo na promoção internacional do turismo de natureza no Brasil com o lançamento da plataforma Natural Parks, um portal global dedicado à promoção de parques brasileiros como destinos de turismo sustentável. A ferramenta é fruto da parceria entre as instituições, formalizada em 2024 e renovada em 2025, e integra as ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltadas para qualificar e promover destinos ligados às áreas protegidas do país.
Desenvolvida pela Embratur, com apoio técnico do Semeia, a Natural Parks reúne informações, atrativos, serviços e experiências recomendadas em algumas das Unidades de Conservação do Brasil, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional de Itatiaia e Parque Estadual do Ibitipoca. A plataforma facilita a jornada de viajantes internacionais interessados em vivências autênticas na natureza e amplia a visibilidade desses destinos no exterior.
Além de apresentar conteúdos sobre biodiversidade, cultura e conservação, o destaque da plataforma são os roteiros completos, que incluem sugestões de experiências, tempo ideal de visita, pontos de interesse, infraestrutura disponível e informações práticas. Esse formato apoia não apenas turistas, mas também operadores, agentes de viagens e parceiros internacionais, fortalecendo a promoção integrada dos parques e de seus entornos. No total, são sete roteiros turísticos que atravessam 11 Estados, englobando 14 Parques Nacionais, 8 Parques Estaduais e 8 outras Reservas Naturais.
“O lançamento da Natural Parks mostra como a parceria com a Embratur tem avançado para transformar o enorme potencial dos nossos parques em oportunidades de desenvolvimento sustentável. A plataforma facilita o acesso a roteiros de qualidade e amplia a visibilidade internacional de destinos que combinam conservação, desenvolvimento local, valorização de saberes tradicionais e experiências únicas em natureza. Este é um marco para o turismo de natureza no Brasil, e temos certeza de que é só o começo”, celebra Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.
Com mais de 300 parques nacionais e estaduais, o Brasil reúne algumas das áreas naturais mais biodiversas do mundo. De acordo com projeções do Parques como Vetores de Desenvolvido para o Brasil, estudo elaborado pelo Semeia, o número de visitas anuais aos parques pode chegar a 56 milhões de forma sustentável, com impacto de até R$ 44 bilhões no PIB e a geração de um milhão de empregos, potencial que iniciativas como a plataforma Natural Parks ajuda a concretizar.