Semeia lança diagnóstico sobre gestão de concessões em Parques do Brasil
O estudo revela entraves na gestão contratual, mas também destaca boas práticas e avanços na visitação dos parques brasileiros
21/08/2025

O Instituto Semeia lançou o estudo inédito “Diagnóstico da Gestão em Parques com Concessão: dados e percepções sobre desempenho, desafios e boas práticas nos contratos”, que traz um panorama atualizado sobre a atuação conjunta de governos e concessionárias na prestação do serviço de visitação em parques no Brasil.
A publicação combina dados de pesquisa com gestores públicos e privados e a experiência acumulada pelo Semeia em mais de uma década, oferecendo uma análise transversal sobre o funcionamento das concessões em quatro dimensões: Gestão e Governança, Visitação e Uso Público, Impacto Socioeconômico e Conservação da Natureza.
Principais achados
O levantamento revela que, apesar dos ganhos na experiência do visitante e na valorização dos territórios, ainda há obstáculos importantes na governança e na condução dos contratos:
- 60% dos gestores afirmam que o poder público não dispõe das ferramentas necessárias para uma gestão contratual eficiente
- 50% avaliam que a aprovação de obras poderia ser mais ágil
- 50% não estão satisfeitos com as ações de educação ambiental para visitantes.
Por outro lado, o estudo também destaca outras percepções positivas:
- 77% estão satisfeitos com as ações para atrair novos visitantes
- 76% reconhecem atenção aos atrativos para crianças
- 53% avaliam positivamente iniciativas para o desenvolvimento local

Avanços e boas práticas
Além da melhoria na experiência do visitante e da valorização dos territórios, o estudo destaca iniciativas que vêm qualificando a visitação, como a diversificação de atividades e eventos, a adoção de políticas de inclusão social (isenções e meia-entrada), os avanços em acessibilidade e o incentivo à economia local.
Outro destaque são os investimentos realizados por meio dos encargos acessórios — percentuais da receita bruta das concessionárias destinados à promoção do turismo, da conservação e do fortalecimento do entorno.
Recomendações do Semeia
Para o Instituto Semeia, é essencial fortalecer a atuação do poder público e ampliar os canais de diálogo com a sociedade. Entre as medidas sugeridas estão:
- Criação e capacitação de equipes multidisciplinares para gestão contratual;
- Alocação de recursos financeiros e tecnológicos adequados;
- Formalização de procedimentos e manuais de gestão;
- Políticas de inclusão e transparência ativa sobre metas e resultados;
- Fortalecimento dos diálogos com a sociedade;
- Campanhas de valorização dos parques, ações de educação ambiental e programas de voluntariado.
Para saber mais sobre as nossas recomendações, acesso o estudo completo!