Skip to main content

Parques do Brasil: Percepções da População

Você sabia que 79% das pessoas concordam que o turismo desenvolve e traz benefícios econômicos e sociais para os parques e seus entornos? Esta é uma informação que mapeamos na 4ª edição da pesquisa Parques do Brasil: Percepções da População.

Nesta publicação, também buscamos entender:

  • O lugar ocupado pelos parques no ranking de preocupações da população brasileira;
  • Quais são as principais motivações e barreiras à visitação;
  • Quais sentimentos são despertados nas pessoas pela experiência da visita e qual a propensão de recomendarem os parques para outras;
  • Como descrevem sua percepção sobre a atuação dos governos referente à gestão dos parques;
  • Como avaliam os modelos de gestão por concessão/parceria e as expectativas com a possibilidade de sua implementação.

Os parques têm como objetivo a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável. Entender como a população percebe, interage e reflete sobre a situação desses espaços é fundamental para a construção de políticas públicas voltadas ao aprimoramento de suas funções.

Com este estudo, esperamos contribuir com os diversos agentes, sejam públicos, privados ou do terceiro setor, engajados no planejamento, implementação e monitoramento de políticas públicas que envolvam os parques – naturais e urbanos. Também almejamos inspirar a construção de soluções que tornem os parques do Brasil espaços que as pessoas sintam orgulho em visitar.

Boa leitura!

Preencha o formulário abaixo para fazer o download!