Skip to main content

O que está funcionando e o que precisa melhorar na gestão das concessões em parques no Brasil?

O Instituto Semeia tem a satisfação de apresentar o estudo “Diagnóstico da Gestão em Parques com Concessão”, uma análise aprofundada sobre a gestão de parques com concessão do serviço de visitação no Brasil. O documento explora o cenário atual da parceria entre o poder público e as concessionárias, revelando os avanços alcançados e os desafios a serem superados nesta agenda.

Neste estudo, reunimos dados de uma pesquisa realizada com gestores públicos e privados, além de nossa experiência de quase 15  anos na  atuação com projetos de parceria público-privadas em parques. Embora o levantamento aponte para ganhos significativos na experiência dos visitantes, ele também identifica obstáculos importantes na governança e na condução dos contratos.

Principais descobertas:

O diagnóstico destaca resultados positivos, como a satisfação de 77% dos gestores, públicos e privados, com as ações de atração de novos visitantes, o reconhecimento de 76% deles sobre a atenção dedicada a atrativos para crianças e a avaliação positiva de 53% com relação às iniciativas para o desenvolvimento local.

Por outro lado, o relatório detalha os pontos que demandam mais atenção, como a falta de ferramentas adequadas para a gestão contratual eficiente (60% dos gestores) e a lentidão na aprovação de obras (50%). Além disso, 50% dos entrevistados indicam insatisfação com as ações de educação ambiental para visitantes.

Para saber mais sobre os resultados e as recomendações do Instituto Semeia para aprimorar a agenda de concessões em parques no Brasil, acesse o estudo completo!

Boa leitura!

Preencha o formulário abaixo para fazer o download!