Carregando...

1.

Quem somos?

O Instituto

Trabalhamos para transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros.

O que nos move

Acreditamos que os parques naturais e urbanos podem se tornar uma fonte expressiva de riqueza para o país, contribuindo para a geração de emprego, renda, lazer e bem-estar para a população. A construção dos mais variados modelos de parcerias entre os setores público e privado para aportar novos recursos e ferramentas para a gestão desses espaços pode ajudar a tornar esse potencial uma realidade. Por meio desse instrumento, são geradas novas oportunidades de ofertar serviços de qualidade à sociedade, permitindo, assim, que os parques cumpram seu papel de promoção do desenvolvimento socioeconômico e de estímulo à visitação, de maneira a conscientizar a população sobre a relevância da conservação dessas áreas.

Como vamos chegar lá

Apoiamos governos na concepção e implementação de projetos de parcerias em parques. Atuamos na coleta, sistematização e divulgação de conhecimento específico relevante e na articulação entre governos, sociedade, parceiros privados e entidades do terceiro setor para a promoção de diálogos e viabilização dessas parcerias. Buscamos fortalecer a atuação em nossa rede de apoiadores para alavancar vocações complementares e ampliar o impacto do nosso trabalho. Dessa forma, esperamos contribuir também para que as pessoas compreendam o potencial das parcerias e dos próprios parques.

2.

Mensagem do Conselho e do Diretor-presidente

O resultado das eleições de 2022 indicou o desejo dos brasileiros por uma reorientação da política ambiental e da reinserção do Brasil como liderança global nesta área. Esperamos que nosso patrimônio natural seja finalmente colocado como eixo de uma estratégia sustentável de desenvolvimento do país.

Como registrou o estudo Parques como vetores de desenvolvimento para o Brasil, esses espaços podem gerar 1 milhão de empregos e movimentar anualmente R$44 bilhões. Para além do impacto econômico, a valorização destas áreas está diretamente relacionada ao reconhecimento de toda a sociedade do valor dos serviços ambientais, fundamentais para nossa sobrevivência, e da conscientização de que as unidades de conservação e os espaços verdes urbanos desempenham papel vital para o equilíbrio e a resiliência do planeta e para a qualidade de vida das pessoas. Tal contexto fortalece ainda mais a necessidade de se pensar soluções inovadoras para superarmos juntos os desafios socioambientais que o mundo enfrenta.

Em 2022, nosso Mapa das Parcerias acumulou 41 parcerias licitadas desde 2012, muitas já em operação, que mobilizarão investimentos estimados em cerca de 1,4 bilhão de reais, com previsão de geração de mais de 23 bilhões em receita nos próximos 40 anos. E as perspectivas seguem promissoras com 68 parques (14 nacionais, 28 estaduais e 26 municipais) com parcerias em processo de estruturação. Especificamente no ano passado, foram registrados avanços relevantes de cooperações do gênero nos parques urbanos do Estado de São Paulo (Água Branca, Villa Lobos e Cândido Portinari), além de parques naturais icônicos, como Caracol, Tainhas e Turvo (Rio Grande do Sul), Ibitipoca e Itacolimi (Minas Gerais) e Conduru (Bahia).

Também houve, no âmbito federal, a renovação da concessão de Iguaçu, que incorporou e deu visibilidade a importantes inovações acrescidas nas parcerias nos últimos anos. Um progresso essencial para que elas se fortaleçam cada vez mais como veículos indutores de políticas de conservação e de desenvolvimento.

Os reflexos desse processo podem ser mensurados pelo grande aumento dos atores interessados em investir nos projetos, demonstrando que economia e meio ambiente podem sim caminhar juntos por um futuro mais verde, justo e sustentável. É possível ainda identificar a evolução na regulação desses projetos, de modo a facilitar a integração dos espaços naturais com seu entorno, favorecendo ações de promoção da conservação e do desenvolvimento das comunidades locais.

Como se vê são vários avanços e, muitos deles, frutos do esforço conjunto do Semeia com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que além dos parques, contemplou o apoio ao Serviço Florestal Brasileiro na elaboração de oito projetos de concessão em florestas na Amazônia e Mata Atlântica. Uma nova frente de trabalho que tem levado o Semeia cada vez mais a se aproximar dos círculos de debate como a Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura, em complemento ao trabalho já realizado com outras entidades e coletivos de referência, caso da Coalizão Pró-UC.

Com a missão de transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para todos os brasileiros, acreditamos que estamos construindo as bases para ampliar significativamente o contato da população com os parques naturais e urbanos. Para além de garantir investimentos, boa gestão e governança, também almejamos contribuir para que a visitação a tais espaços caia no gosto e na rotina das pessoas.

Da mesma forma, entendemos como de fundamental importância a qualificação e fortalecimento dos órgãos gestores, a quem temos apoiado com capacitação e conhecimento especializado sobre os meandros da gestão contratual das parcerias. Ao mesmo tempo, buscamos monitorar os impactos das diversas iniciativas conduzidas em nossos parques e florestas. Temos trabalhado para produzir, sistematizar e divulgar conhecimento para aprimorar políticas públicas e fomentar o debate qualificado sobre o tema junto à sociedade.

Em 2022 desenvolvemos ações como o estudo Potencializando Parques, que evidencia a necessidade de melhorar a experiência dos visitantes, por meio do entendimento das diferentes personas dos usuários; e o diagnóstico Parques e Pandemia, que buscou entender o impacto do distanciamento social na conexão dos brasileiros com a natureza e na sua qualidade de vida. Também demos sequência à terceira edição da pesquisa Parques do Brasil: Percepções da População 2022, que visa mapear e apresentar o sentimento dos brasileiros sobre esses espaços, além de identificar motivações e barreiras para a visitação.

Nossa qualidade de vida depende da harmonia com a natureza que nos cerca e da qual fazemos parte. Por isso, nosso compromisso é contribuir para a melhoria da gestão das unidades de conservação, fortalecendo a proteção da biodiversidade, a saúde e o bem-estar da população. Assim, e somente assim, poderemos transformar nosso patrimônio ambiental em vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

3.

Ajudando governos a cuidar de parques

Os parques brasileiros podem ser protagonistas do desenvolvimento sustentável em nosso país, contribuindo para a conservação da biodiversidade e gerando oportunidades de renda, lazer, saúde e bem-estar para a população. Acreditamos que as parcerias podem potencializar a gestão desses espaços e, portanto, são capazes de ajudar a concretizar esse objetivo.

Ao longo de nossa história, atuamos na articulação de dezenas de projetos de parceria em parques naturais e urbanos com governos de todas as esferas – federal, estadual e municipal. Somente no último ano, colaboramos com projetos de concessão em mais de 60 parques. Desses, 43 integram o Programa de Apoio aos Estados na Concessão em Unidades de Conservação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 11 estados brasileiros.

Temos em mente que o sucesso das parcerias em parques depende também de órgãos gestores fortalecidos e qualificados para desenvolver as iniciativas e monitorar o seu impacto. Por isso, além de apoio técnico na concepção e implementação dos projetos, oferecemos também cursos e workshops com o objetivo de capacitar governos, gestores de parques e demais stakeholders sobre os instrumentos de parceria, bem como sobre as melhores práticas para uma gestão eficiente.

Com esse trabalho, almejamos a oferta de parques mais bem cuidados, com infraestrutura e serviços de qualidade para as pessoas, além de contribuir para a conservação e o desenvolvimento social e econômico do país.

4.

Monitoramento de impacto

Com o avanço da quantidade e diversidade das parcerias em parques, cada vez mais, temos procurado organizar e desenvolver metodologias de avaliação de impacto dessas iniciativas sob a perspectiva ambiental, econômica e social. A partir desses monitoramentos, buscamos obter lições aprendidas para aprimorar os projetos que apoiamos, sempre com o objetivo de proporcionar experiências melhores para a sociedade e potencializar a conservação e o desenvolvimento socioeconômico local.

Neste sentido, aprofundamos a sistematização de informações dos projetos, como as perspectivas de investimentos e visitação, de modo a fortalecer a nossa atuação com os governos e gerar inteligência para influenciar a tomada de decisões e construção das iniciativas.

Além disso, estamos avaliando formas de mensurar as percepções de concessionárias e agentes públicos em relação à satisfação quanto à execução dos contratos de parceria. Em 2022, este interesse originou um modelo para estudos internos de aprofundamento de caso, aplicado em caráter piloto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, levantando e analisando informações sobre as ações decorrentes do cumprimento do contrato de concessão, analisando impactos na gestão e governança, uso público e experiência de visitação, desenvolvimento local e conservação.

Por fim, em parceria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Young, e a pesquisadora Maira Luiza Spanholi, desenvolvemos o estudo “Valoração do impacto econômico do uso público em Unidades de Conservação em regime de concessão privada”, cujos resultados preliminares foram apresentados no evento Parques do Brasil.

5.

Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

O sucesso das parcerias em parques está atrelado, entre outros aspectos, ao planejamento e à estruturação de projetos que amplifiquem e garantam o cumprimento das funções socioambientais desses espaços. Nesse sentido, a colaboração entre os setores público e privado pode contribuir para catalisar o potencial que os parques possuem para a geração de oportunidades, lazer, saúde e bem-estar.

Por esse motivo, promovemos e participamos de uma série de fóruns, encontros e reuniões com o objetivo de fortalecer o engajamento privado nesta agenda, disseminar o portfólio de projetos, amplificar as novas oportunidades de parcerias e discutir caminhos para potencializar os benefícios gerados à sociedade.

Evento Parcerias em Parques

Em 2022, promovemos o evento “Parcerias em Parques: perspectivas e oportunidades de investimento”, reunindo representantes de governos, concessionárias, investidores e consultores. O evento, realizado no dia 01 de setembro, contou com a participação de mais de 120 convidados e abordou diversos projetos que estão sendo elaborados pelo país, as políticas públicas que estão sendo pensadas nessas parcerias, além de discutir os avanços e possíveis melhorias para o setor.

Pensando na ampliação e fortalecimento da efetividade das parcerias, o encontro representou um grande momento de troca entre setor público e setor privado. Foram apresentados projetos de vários estados e municípios: Minas Gerais; Santa Catarina; Bahia; Rio Grande do Sul; Recife (PE); e Porto Alegre (RS). Além disso, contamos com a participação de representantes de órgãos do governo federal, como o ICMBio e o BNDES.

Encontros e conversas com o setor privado

Além do evento mencionado, contribuímos para a realização de mais de 100 encontros e reuniões entre potenciais interessados do setor privado e governos para tratar da atratividade das inúmeras iniciativas de parcerias em parques sob a perspectiva empresarial, além de discutir os desafios relacionados à agenda e compartilhar oportunidades de investimento.

Articulação com entidades setoriais

Outra forma de diálogo recorrente para promover o engajamento à agenda de parcerias foi a aproximação de entidades representativas de empresas e instituições de diferentes setores, entre elas: a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas). Durante palestras, painéis e reuniões, fortalecemos a comunicação dos avanços do setor e as melhores práticas das parcerias em parques às instituições e aos públicos dos eventos promovidos por elas.

6.

Semeando conhecimento

Você sabia que 97% das pessoas conhecem ao menos um parque natural? E que 82% concordam que o turismo desenvolve e traz benefícios econômicos e sociais para os parques e seus entornos? Além disso, mais da metade dos brasileiros e brasileiras desejam frequentar mais esses espaços no pós-pandemia!

Esses são alguns dados que conseguimos mapear em nossos estudos com o objetivo de compreender melhor a experiência das pessoas nos parques. Acreditamos que quanto maior for a produção e disseminação dessas informações, maior será a oportunidade de aprimorar a visitação e os serviços oferecidos nesses espaços.

Além dos estudos, em 2022 tivemos a oportunidade de promover capacitações técnicas a governos e órgãos gestores que atuam ou desenvolvem projetos de parcerias em parques, de modo a contribuir para a maior efetividade desses instrumentos de gestão e melhor prestação de serviços à sociedade. Também publicamos uma série de conteúdos técnicos, os nossos toolkits para parcerias, voltados a aprimorar o planejamento, modelagem e implementação dessas iniciativas.

7.

Inovação

Em 2021, demos início à expansão da nossa fronteira de atuação para além dos parques, trabalhando pela valorização do patrimônio ambiental brasileiro, incorporando em nossa atuação as concessões florestais e de pagamentos por serviços ambientais. No mesmo ano, passamos a integrar a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, em busca de ampliar nossos conhecimentos e compreender os desafios e oportunidades.

Por conta disso, e pensando nos desafios climáticos que o mundo enfrenta, no último ano, intensificamos a nossa atuação estratégica, articulando e aproximando de diversos atores envolvidos. Além disso, com base em nossa experiência já consolidada na articulação de projetos em parques naturais e urbanos, enxergamos um caminho favorável para destinar o nosso apoio na concepção e implantação de soluções inovadoras e sustentáveis ao tema florestal.

Com a atuação em rede com os setores público, privado e do terceiro setor, um escopo de trabalho já começa a se formar.

8.

Engajamento com a causa

Contribuir para que a sociedade tenha acesso a melhores serviços públicos a partir de soluções de desenvolvimento que não coloquem em risco a natureza e a qualidade de vida das próximas gerações é uma de nossas grandes missões. Desta forma, os parques terão cada vez mais importância no desenvolvimento socioambiental do país e serão motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros.

Por conta disso, buscamos fortalecer a atuação em nossa rede de apoiadores para alavancar vocações complementares e ampliar o impacto do nosso trabalho. Dessa forma, esperamos contribuir também para que a sociedade compreenda o potencial dos parques e das próprias parcerias para a conservação da biodiversidade, geração de emprego e renda, saúde e o bem-estar.

No último ano, dada a urgência em se discutir a agenda ambiental por um futuro mais sustentável no planeta, atuamos para fortalecer e amplificar o debate sobre uma economia mais verde e capaz de auxiliar na superação dos desafios socioambientais que teremos pela frente. Essa ação refletiu, por exemplo, nosso apoio à construção e difusão do Painel Farol Verde.

Acreditamos que os parques podem ser fonte expressiva de riqueza para o Brasil, contribuindo para a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida das pessoas. Dessa maneira, promover os benefícios da relação com a natureza e incentivar a visitação aos parques é um componente essencial para construirmos um futuro mais verde e azul, justo e sustentável. O evento Parques do Brasil busca dialogar sobre essas e outras questões em um espaço de convergência entre ideias inovadoras e agentes de mudança.

A edição de 2022, realizada em formato on-line, ainda devido à pandemia, contou com uma programação repleta de profissionais que são referência em iniciativas e projetos voltados para a gestão e valorização de parques, além de especialistas de renome internacional para abordar os temas mais atuais da agenda ambiental, assim como o futuro da política ambiental brasileira.

Barbara Matos

Barbara Matos

Gerente de projetos, Instituto Semeia

Saiba mais
Carlos Eduardo Young

Carlos Eduardo Young

Professor, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Saiba mais
Clarice Silva

Clarice Silva

Chefe do Parque Estadual do Ibitipoca, IEF – Minas Gerais

Saiba mais
Claudia Gaigher

Claudia Gaigher

Jornalista Ambiental

Saiba mais
Cláudio Maretti

Cláudio Maretti

Especialista em Conservação Colaborativa e Ambientalista

Saiba mais
Érika Guimarães

Érika Guimarães

Ambientalista e representante da Coalizão Pró-UC

Saiba mais
Fernando Pieroni

Fernando Pieroni

Diretor-Presidente, Instituto Semeia

Saiba mais
Francisco Gaetani

Francisco Gaetani

Presidente, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Saiba mais
Giane Brocco

Giane Brocco

Fundadora e CEO, Amazu Biomicry

Saiba mais
Guilherme Passos

Guilherme Passos

Conselho de Administração, Instituto Semeia

Saiba mais
Humberto Falcão

Humberto Falcão

Professor, Fundação Dom Cabral

Saiba mais
Manoel Serrão

Manoel Serrão

Superintendente de Programas, Funbio

Saiba mais
Mateus Fernandes

Mateus Fernandes

Assessor de Advocacy, Instituto Democracia e Sustentabilidade

Saiba mais
Pedro Passos

Pedro Passos

Conselho de Administração, Instituto Semeia

Saiba mais
Roberta Barbosa

Roberta Barbosa

Coordenadora de Planejamento e Estruturação da Visitação e do Ecoturismo, ICMBio

Saiba mais
Rodrigo Levkovicz

Rodrigo Levkovicz

Diretor-Executivo, Fundação Florestal de São Paulo

Saiba mais
Ulisses dos Santos

Ulisses dos Santos

Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio

Saiba mais

DIA 1

Parques do Brasil 2021 - Dia 1

DIA 2

Parques do Brasil 2021 - Dia 2

Para promover diálogos inspiradores sobre parques, saúde e sociedade entre os mais diversos públicos envolvidos ou interessados nesta agenda, em 2022 demos continuidade à série de webinars SemeiaLive. A iniciativa contou com a realização de três encontros on-line, transmitidos pelo canal do Semeia no Youtube e Facebook, e reuniu especialistas de diferentes áreas que abordaram temas relacionados aos benefícios dos parques, ao uso público dessas áreas, bem como temáticas relativas à política ambiental brasileira.

A campanha Um Dia No Parque de 2022, promovida anualmente pela Coalizão Pró-UC, da qual fazemos parte, teve o lema “De volta ao lar” e foi um sucesso de público, proporcionando momentos de reconexão com a natureza após o período de isolamento devido à pandemia. Depois de dois anos sendo realizada no formato on-line, a maior ação de valorização de parques e reservas do país reuniu mais de 100 mil pessoas em atividades no dia 24 de julho, em 20 Estados e no Distrito Federal.

Nesse dia, as áreas protegidas tiveram programação especial. Em Brasília (DF), promovemos uma trilha guiada por mulheres e para mulheres no Parque Nacional de Brasília. A ação foi realizada em parceria com a Sisterwave, comunidade de mulheres que amam viajar e cujo propósito é alcançar a equidade de gênero nas viagens, unindo o poder da tecnologia e da sororidade. Em São Paulo (SP), no Parque Estadual da Cantareira, nossa equipe fez uma trilha até a Pedra Grande e aproveitou para visitar o Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal.

O Um Dia No Parque também movimentou as redes sociais. Em todo país, as UCs e o público compartilharam fotos e vídeos das atividades com a hashtag #UmDiaNoParque. O perfil da campanha saltou de 6,5 mil para 11 mil seguidores.

Para apoiar os eleitores na pesquisa por candidaturas ao legislativo que contemplem propostas relacionadas ao meio ambiente, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), criou o Painel Farol Verde.

O projeto, do qual orgulhosamente fizemos parte, realizou uma pesquisa com candidatos para que respondessem como se posicionam em 12 temas ligados à agenda socioambiental. Organizados em um painel interativo, os eleitores tiveram acesso a informações para que pudessem embasar seus votos de uma maneira mais consciente.

O Painel também oferece informações sobre como os candidatos à reeleição se posicionaram frente às principais votações nos temas de clima e meio ambiente durante a legislatura anterior (2019-2022), bem como proposições legislativas por eles apresentadas e suas opiniões nas redes sociais sobre os temas de interesse do painel (mudanças climáticas, meio ambiente, direitos socioambientais, sustentabilidade, entre outros). Saiba mais em farolverde.org.br.

Participação em eventos

A construção de uma agenda comum e positiva para os parques brasileiros demanda, sobretudo, a promoção de diálogos entre os mais diversos públicos envolvidos nesta causa.

Com esse objetivo, participamos de importantes diálogos e fóruns promovidos por diversas entidades, órgãos de controle, consultorias privadas, governos e ONGs, para fomentar a interação e a troca de conhecimento sobre os parques e seus modelos de gestão.

Veja, a seguir, os eventos dos quais participamos em 2022:

Eventos dos quais participamos em 2021

Confira os principais eventos em que o Semeia esteve presente:

Eventos em que o Semeia esteve presente

Engajamento além da causa

Como organização da sociedade civil que atua pela valorização dos parques brasileiros – e, por meio deles, pela qualidade de vida e bem-estar das pessoas –, entendemos a real necessidade de apoiar iniciativas em prol da saúde coletiva, sobretudo a partir de uma causa que emergiu em 2020 e seguirá impactando a vivência em sociedade: a pandemia de Covid-19.

Além das nossas atividades regulares, nos últimos anos apoiamos a realização dos “Inquéritos Soroepidemiológicos Seriados para Monitorar a Prevalência da Infecção por SARS-CoV-2 no Município de São Paulo”. Mais conhecido como “SoroEpi MSP”, o projeto foi idealizado para mapear o percentual de pessoas infectadas pela Covid-19 na cidade de São Paulo e, a partir disso, fornecer análises científicas para subsidiar políticas públicas voltadas ao controle e combate do coronavírus no município.

A iniciativa teve os resultados da sua oitava e última etapa divulgados em maio de 2022, apontando que 98,2% da população adulta paulistana já tinha anticorpos contra o vírus. O projeto foi conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com o Grupo Fleury e o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), além de contar com o apoio do programa Todos pela Saúde.

9.

Semeia na mídia

A valorização dos parques e ambientes naturais brasileiros esteve no centro de todos os projetos em que atuamos. Um desses reflexos foi a nossa relação com veículos de imprensa, junto ao nosso esforço em outras mídias para promover a conscientização da sociedade sobre a importância e os benefícios desses espaços para a conservação da biodiversidade, qualidade de vida, geração de empregos e renda para as pessoas.

Quanto mais as pessoas conhecerem as inúmeras possibilidades de contato que as áreas protegidas proporcionam, maior será o nosso potencial de cativar uma rede de protetores desses lugares. Essa ação é essencial para incentivar, inclusive, a recorrência de visitas nas unidades, fortalecendo o turismo de natureza como um todo.

Similarmente, difundimos esclarecimentos sobre as possibilidades e modelos inovadores de gestão dos parques naturais e urbanos, com o objetivo de compartilhar os potenciais, benefícios e riscos dessas iniciativas. Também buscamos amplificar as mensagens, informações e dados dos estudos, materiais e projetos que desenvolvemos ao longo do ano.

10.

Parcerias institucionais

Acreditamos que, juntos, nosso impacto será maior. Por isso, atuamos em rede com outras organizações que também buscam soluções inovadoras para o aprimoramento dos serviços públicos e a transformação dos parques brasileiros.

Em 2022, a união de esforços com entidades parceiras permitiu, além da criação de diálogos para enriquecer a nossa agenda, a construção de iniciativas voltadas à valorização do nosso patrimônio natural.

Bids

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Saiba mais
BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Saiba mais
Logo Unidos Cuidamos

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Saiba mais
Logo Colorado State University

Coalizão PRÓ-UC

Saiba mais
Logo GIZ

Fundação Grupo Boticário

Saiba mais
Logo UNOPS

Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)

Saiba mais
Logo UNOPS

Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ-Brasil)

Saiba mais

11.

Resultados econômico-financeiros

No ano de 2022, tivemos uma economia de 10% em relação ao valor orçado para o período. Mantivemos o percentual de 7% em gastos em despesas administrativas, ainda como reflexo do regime de trabalho híbrido. Em contrapartida, aumentamos para 82% os recursos na aplicação de projetos e atividades finalísticas.

Embora tenhamos avançado com a retomada das visitas e reuniões a campo relacionadas aos projetos, seguimos a tendência iniciada em contexto de pandemia e permanecemos com a realização de algumas iniciativas remotas, efetuadas em formato virtual.

Prezamos pela transparência em todos os nossos processos de gestão. Por isso, adotamos as melhores práticas de governança organizacional, e, anualmente, nossos resultados são auditados e reportados.

Clique aqui e veja o parecer da auditoria realizada em 2022

12.

Expediente

Conselho

Pedro Luiz Barreiros Passos

Fundador do Semeia, Pedro participa de diferentes conselhos e entidades dedicados ao desenvolvimento industrial e social do país, sendo presidente da Fundação S.O.S. Mata Atlântica desde 2013. Fundou também a Natura, de cujo Conselho de Administração é hoje copresidente. É formado em engenharia de produção pela USP e em administração de empresas pela FGV.

Guilherme Ruggiero
Passos

Formado em Engenharia de Produção pela USP com MBA pela London Business School, Guilherme é gestor da Anima Investimentos, escritório de gestão patrimonial. Anteriormente, trabalhou na Pragma Patrimônio e na Bain & Company.

Fábio Tran

Diretor da Omidyar Network, Fábio co-lidera os investimentos em educação na América Latina, com ênfase no Brasil. Anteriormente, trabalhou na Rocket Internet, assumindo diferentes posições de liderança no portfólio de consumer tech na América Latina e Europa. Atuou, também, como diretor-executivo da Fundação Estudar.

Lucilene Prado

Advogada com atuação em direito empresarial e tributário, foi diretora jurídica da Natura e atualmente é sócia do escritório Derraik e Menezes Advogados. É professora do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e preside os Conselhos Fiscais do Instituto Natura e da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).

Equipe

Adriano Sundfeld

/

Projetos

Bárbara Matos

/

Projetos

Carlos Falcão

/

Projetos

Fernando Pieroni

/

Diretor-Presidente

Gianluca Fierro

/

Projetos

Iago Batista

/

Comunicação

Joice Tolentino

/

Comunicação e Relacionamento

Karina Dominici

/

Projetos

Lorena Assis

/

Administrativo-Financeiro

Mariana Haddad

/

Conhecimento

Maurício Appolinário

/

Administrativo-Financeiro

Rodrigo Góes

/

Projetos

Stefanie Saturnino

/

Projetos

O Semeia trabalha com empresas contratadas para a realização de atividades específicas relacionadas à gestão institucional e ao desenvolvimento de projetos.

Consultores:
Kleriston Karlos
Mauro Castex

Estudos técnicos:
Boston Consulting Group
Havine Research

Audiovisual:
3Film
8 Milímetros
Compasso Coolab
Volpe Deejay

Assessoria de imprensa:
Tamer Comunicação Empresarial

Contabilidade:
RGM

Design e Comunicação Digital:
AtivGreen
Desenho Editorial
Nação Design

Gestão de Recursos Humanos:
Bordin

Tecnologia da Informação:
Trivor

Consultoria Jurídica:
Derraik & Menezes Advogados Associados

Auditoria:
Audisa

Tradução:
Harkin Traduções
Todd Harkin e Melissa Harkin

Siga-nos também pelas nossas redes sociais

semeia.org.br

Maio de 2023

Capa

Créditos

1. Quem somos?
Capa:
Parque Nacional do Iguaçu (PR) | ADVTP / Shutterstock

2. Mensagem do Conselho e do Diretor-presidente
Capa:
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) | Paula Montenegro Stock / Shutterstock

3. Ajudando governos a cuidar de parques
Capa:
Parque Estadual do Itacolomi (MG) | Gabriel Garcia / CC BY-SA 4.0

Governo Federal:
Parque Nacional Iguaçu (PR) | Bhmartimiano / CC BY-SA 3.0

Bahia:
Parque Estadual das Sete Passagens (BA) | Eliel de Araújo Andrade / CC BY-SA 4.0

Goiás:
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (GO) | Corel2403 / CC BY-SA 4.0

Mato Grosso:
Parque Estadual da Serra Azul (MT) | Wellyngton Nunes / CC BY-SA 3.0

Mato Grosso do Sul:
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS) | Erick Caldas Xavier / CC BY-SA 4.0

Minas Gerais:
Parque Estadual do Ibitipoca (MG) | Arnmichels / CC BY-SA 4.0

Pernambuco:
Parque Estadual Dois Irmãos (PE) | Leeto Araújo / CC BY-SA 4.0

Rio Grande do Sul:
Parque Estadual do Caracol (RS) | Tiago Fioreze / CC BY-SA 3.0

Santa Catarina:
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC) | Thomas Lehmann / CC BY-SA 4.0

Estado São Paulo:
Parque Estadual da Cantareira (SP) | Sturm / CC BY-SA 4.0

Belo Horizonte:
Conjunto Arquitetônico da Pampulha (MG) | Tuami Pricila Matielo / CC BY-SA 4.0

Porto Alegre:
Parque Jaime Lerner (Orla do Guaíba) (RS) | Magrinusco / CC BY-SA 4.0

Recife:
Rio Capibaribe (PE) | marcusrg / CC BY-SA 2.0

Prefeitura do Rio de Janeiro:
Parque Quinta da Boa Vista (RJ) | Halley Pacheco de Oliveira / CC BY-SA 3.0

Prefeitura de São Paulo:
Parque do Ibirapuera (SP) | Yandry Fernandez / Istockphoto

4. Monitoramento de impacto
Capa:
Casal de Araras Canindé | Rafael Barreto / CC BY-SA

5. Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques
Capa:
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) | NiarKrad / Shutterstock

6. Semeando conhecimento
Capa:
Parque Nacional da Serra dos Órgãos | Guilherme Haruo / CC BY-SA 4.0

7. Inovação
Capa:
Parque Nacional Serra da Capivara | Diego Rego Monteiro / CC BY-SA 3.0

8. Engajamento com a causa
Capa:
Parque Nacional do Catimbau (PE) | Elias Rodrigues de Oliveira / CC BY-SA 4.0

Um Dia No Parque:
Parque Estadual do Monge (PR) | Hector Souza / CC BY-SA 4.0

Farol Verde:
Parque Nacional de Aparados da Serra (RS) | Vinicios de Moura / CC BY-SA 3.0

9. Semeia na mídia
Capa:
Parque Nacional do Itatiaia (RJ) | Iuliia Timofeeva / Shutterstock

10. Parcerias institucionais
Capa:
Rio Amazonas (AM) | Christian Vinces / Shutterstock

11. Resultados econômico-financeiros
Capa:
Parque Estadual de Ilha Grande (RJ) | Larissa Chilanti / Shutterstock

12. Expediente
Capa:
Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) | Otavio Nogueira / CC BY 2.0