O Brasil possui grande potencial para o turismo de natureza. Das 336 unidades de conservação existentes no país em 2023, apenas as 156 monitoradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) receberam no ano passado mais de 23,7 milhões de visitantes. Os destinos que mais concentram essas visitas são os parques nacionais. Mas esse número pode ser ainda maior.
De acordo com o estudo Parques como vetores de desenvolvimento para o Brasil, elaborado pela equipe do Semeia, o potencial que o Brasil possui é de chegar a 56 milhões de visitantes por ano em seus parques e UCs. Nesse cenário, podem ser gerados 1 milhão de empregos e movimentados R$ 44 bilhões no PIB.
Para além do ganho financeiro, existe o potencial de ganho social e ambiental. Assim como a natureza protegida atrai as pessoas, a visitação aumenta a consciência sobre a necessidade de conservação. Ao mesmo tempo, visitantes impulsionam o desenvolvimento local onde os parques estão inseridos, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Tendo em mente esses norteadores, o Semeia promove conteúdos sobre os parques do país visando despertar o interesse das pessoas em conhecê-los. No site e nas redes sociais da organização, foram publicadas, ao longo de todo o ano, notícias e informações sobre os parques brasileiros e alguns temas da agenda ambiental mais ampla. A seção Conexão Semeia, dentro do site institucional, foi desenvolvida especificamente para disseminar essas informações e, assim, contribuir para a criação e fortalecimento de vínculos da sociedade com o patrimônio natural do país. Além de informações factuais, a seção oferece conteúdos especiais, como Parque do Mês e Fala, Gestor. Em 2023, foram publicados 25 conteúdos nessa seção – que, replicados nas redes sociais, levaram informação a cerca de 30 mil pessoas.