Nossa razão de ser é trabalhar para que o Brasil transforme seus parques naturais em motivo de orgulho para todos os brasileiros e que o País tenha cidadãos cada dia mais engajados na defesa das riquezas naturais, culturais, históricas e arqueológicas protegidas por este inigualável patrimônio.
Acreditamos que este sonho passa, necessariamente, pela modernização e inovação dos modelos de gestão pública e pela essencial participação da sociedade civil. A falta de recursos, infraestrutura e visitantes, somada à situação fiscal dos entes da federação e aos desafios impostos pelo regime jurídico do setor público, geram dificuldades para que governos façam a adequada administração desses espaços.
Para o Semeia, as parcerias entre os atores público e privado, com a adoção de modelos de gestão inovadores, são um caminho para superação dos desafios nos parques brasileiros. É imprescindível, no entanto, que tais parcerias sejam feitas de forma ética, transparente, eficiente e democrática, pilares determinantes para nossa forma de atuação e cuja importância ganha destaque ainda maior diante do atual cenário do País.
Atuamos por meio da articulação de parcerias entre os setores público e privado, assim como pela geração e difusão de conhecimento. Ao longo de nossa trajetória, desenvolvemos estudos buscando compreender a realidade dos parques no Brasil e no mundo; trouxemos para o debate o olhar dos gestores desses espaços e das pessoas que vivem o dia a dia das unidades de conservação e apoiamos a formação e capacitação de profissionais e gestores públicos. Nesse caminho, tem sido nosso principal desafio mostrar aos setores público e privado o imenso potencial econômico que temos à nossa frente se soubermos trabalhar juntos, de forma inovadora, quebrando os velhos paradigmas que não cabem em um país que tem obrigação de transformar suas vantagens comparativas em vantagens competitivas.
Em 2016, com uma nova diretoria executiva, abrimos as portas para uma outra fase do Semeia, em que direcionamos nossa atuação para um nível mais estratégico e estruturante, a fim de destravar os gargalos e ajudar na construção de mecanismos de indução do mercado. Demos um foco ainda maior à articulação de parcerias entre os setores público e privado, nos aproximamos dos cidadãos incluindo os parques urbanos em nosso escopo de atuação e reforçamos o papel do Semeia como think tank gerador e difusor de conhecimento e de soluções para o desafio de gestão.
Continuamos trabalhando por um futuro em que os parques sirvam amplamente aos brasileiros, promovendo a saúde, o bem-estar, a educação, as pesquisas científicas, o turismo e o lazer. Somos abençoados pelo mais rico e belo patrimônio natural do planeta. Mãos à obra: este é o nosso convite para você.
Acreditamos que parcerias entre os setores público e privado são o melhor caminho para que os brasileiros tenham acesso a parques bem cuidados e preparados para receber visitantes.
Apoiamos projetos de governos federais, estaduais e municipais, sempre com o objetivo de fomentar iniciativas que possibilitem a implementação de bons serviços à população e sejam, simultaneamente, atrativos para investidores.