x

11 5180-0265


Imagem: Parque Nacional de Yellowstone / Crédito: Stephen McCool

Programa de Bolsas Semeia | CSU 2017

O Semeia, em parceria com a Colorado State University (CSU), tem o prazer de comunicar a abertura de processo seletivo para oferecimento de:

Bolsa de Estudos para o International Mobile Seminar on Planning and Managing Tourism in Protected Areas

07 a 23 de setembro de 2017, Estados Unidos

Acesse o Regulamento

Sobre o programa de bolsas

Faz parte da atuação do Semeia apoiar o desenvolvimento dos profissionais ligados à gestão pública e a unidades de conservação. Desde 2011, o instituto oferece bolsas de estudos na Colorado State University, que é referência na formação para a gestão de unidades de conservação.

Já apoiamos alunos dos cursos “Corte de Manejo em Áreas Protegidas”, “International Mobile Seminar on Tourism and Protected Areas” e “Planning and Managing Tourism in Protected Areas”, que têm como público-alvo profissionais interessados em parceria entre os setores públicos e privados na gestão de unidades de conservação, com foco em uso público.

Assim, o Semeia forma uma rede de pessoas que contribuem para trazer aos parques e áreas protegidas do Brasil um olhar inovador e o aprendizado que vem da troca de experiências com colegas de diversos países. Já participaram do programa de bolsas gestores de UCs, bem como profissionais do setor público, da iniciativa privada e da academia.

Confira o que aconteceu nas edições anteriores

Cecília Fernandes de Vilhena
Gerente de unidades de conservação do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais

Curso oferecido: Planning and Managing Tourism in Protected Areas, Colorado State University


“Agradeço pela grande oportunidade que o Semeia me proporcionou de participar do curso no Colorado através do seu Programa de Bolsas. Com certeza, este programa vem multiplicando em todo o País ideias e ações de planejamento e promoção dos nossos parques, da forma mais adequada para transformá-los em áreas cada vez mais valorizadas por todos os brasileiros. Eu mesma apresentei a experiência adquirida no curso durante o VII Encontro Anual de Gerentes das UCs Estaduais de Minas Gerais, no Parque Estadual do Rio Doce, que aconteceu em novembro, quando estiveram presentes aproximadamente 85 pessoas, dentre gestores de UCs, coordenadores regionais de UC e técnicos da Diretoria de Áreas Protegidas do IEF”.

Crédito: Stephen McCool

Maria Constança Madureira Homem de Carvalho
Professora da Universidade Cândido Mendes

Curso oferecido: Planning and Managing Tourism in Protected Areas, Colorado State University


“Ter participado como bolsista no Mobile Seminar on Planning and Managing of Tourism in Protected Areas vem proporcionando significativos avanços na minha atividade profissional como advogada, professora universitária e pesquisadora nas áreas de Direito e Turismo. O curso me propicia ampliar a divulgação desse trabalho, com ênfase também no papel de terceiro setor, graças à produção do segundo livro de minha autoria, cujo projeto, atualmente em andamento, se baseia na experiência vivida no seminário”.

Crédito: Arquivo Pessoal

Raoni Ferreira
Biólogo e consultor

Curso oferecido: Planning and Managing Tourism in Protected Areas, Colorado State University


“Iniciativas como o programa de bolsas do Semeia são fundamentais para o desenvolvimento das unidades de conservação brasileiras, pois permitem uma vivência in loco e trocas de experiências que enriquecem a discussão sobre possibilidades e oportunidades para melhorarmos nossas unidades de conservação. Experiências e iniciativas como esta devem ser incentivadas cada vez mais entre os diferentes atores (iniciativa privada, poder público, ONG) que participam de projetos e programas voltados para Unidades de Conservação para que possamos construir um corpo de pessoas cada vez maior que consigam ‘pensar fora da caixa’.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Ana Flavia Oliveira Peccatiello
Diretora financeira do Programa de Educação Ambiental

Curso oferecido: International Mobile Seminar on Tourism and Protected Areas, Colorado State University


“O papel desempenhado pelo programa de bolsas do Semeia/CSU é de suma importância para que seja estabelecido no Brasil um processo democrático, participativo e dinâmico na gestão das unidades de conservação e demais áreas protegidas. Aprender com outros países não significa copiar modelos, mas sim conhecer novas possibilidades e adequá-las à realidade brasileira, de forma que seja viável uma concepção inovadora de uso público e participação, que não se limite apenas ao lazer e contemplação, mas que possa transmitir valores e despertar o ímpeto de pertencimento.“

Crédito: Arquivo Pessoal

Philippe Fauguet
Coordenador de ordenamento turístico do Ministério do Turismo

Curso oferecido: International Mobile Seminar on Tourism and Protected Areas, Colorado State University


“Sou extremamente favorável à realização de iniciativas como essa a que o Semeia promove, pois entendo que a troca de conhecimentos e a possibilidade de vivenciar experiências por meio da observação de práticas de excelência na gestão de áreas de conservação é um passo fundamental para a qualificação dos técnicos e gestores brasileiros que atuam na área, além possibilitar a criação de uma rede de estudos e apoiadores do tema.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Ângela Pelin
Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas

Curso oferecido: XI Curso de Manejo em Áreas Protegidas, Colorado State University


“O programa representa uma oportunidade para gestores e técnicos que atuam com o tema se aperfeiçoarem profissionalmente e ampliar o impacto positivo das suas ações junto às unidades de conservação em que atuam. Por se tratarem de profissionais com atuação consolidada em suas frentes de trabalho, são capazes de ter um grande aproveitamento do conteúdo do curso e implementar em seu dia-a-dia grande parte do conhecimento adquirido. Esse conhecimento, ainda, pode ser replicado junto aos profissionais que atuam junto aos bolsistas e ex-bolsistas do Semeia que também são beneficiados pela experiência.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Arthur Trauczinsky
Acionista da Cataratas do Iguaçu S.A

Curso oferecido: XI Curso de Manejo em Áreas Protegidas, Colorado State University


“O Semeia, ao viabilizar a participação no curso de atores do setor público, privado e que objetivamente trabalham com o tema, cria um universo de boas práticas. A melhor forma de aprendermos é com a referência. Por meio do curso, o participante literalmente vive as experiências dos vizinhos tanto nas boas como nas más práticas, tem acesso a informação sobre as condições e aumenta a consciência de todos que participam com relação ao potencial das unidades de conservação, que por sua vez no longo prazo com certeza gerarão resultados muito positivos para o país.”

Crédito: Arquivo Pessoal

João Emílio
Gestor do Parque Estadual Cunhambebe

Curso oferecido: XI Curso de Manejo em Áreas Protegidas, Colorado State University


“Considero o curso um marco na minha forma de conduzir a gestão em áreas protegidas, principalmente no que diz respeito às diferentes formas de uso dessas áreas e a efetiva conservação dos recursos naturais. A visitação pode ser a ferramenta para a manutenção da área e sua efetiva conservação. O Programa de Bolsas Semeia/CSU vem possibilitando a capacitação de gestores e profissionais envolvidos na gestão de áreas protegidas de forma a produzir multiplicadores dos conhecimentos gerados e, assim, ampliar as possibilidades de mudanças na maneira de gerir as áreas protegidas no Brasil.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Adriano Mello
Chefe do Parque Estadual da Serra do Mar

Curso oferecido: XI Curso de Manejo em Áreas Protegidas, Colorado State University


“Hoje sou um ‘porta voz’ da missão do Semeia, na qual acredito, pondero e experimento. Nos cursos que realizo, nas entrelinhas dos projetos que escrevo e nas consultorias que dou sempre há uma relação causa-efeito com a oportunidade que me foi dada pelo Semeia em participar desse que é o melhor curso de áreas protegidas do mundo. Quase três anos depois, ainda sinto aquele curso muito vivo em minha vida (até hoje os participantes se falam, por exemplo), pessoal e profissionalmente falando. Os desdobramentos, desde então, não param por conta daquela consistente experiência.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Érika Polverasi Faria
Diretora de projetos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

Curso oferecido: XI Curso de Manejo em Áreas Protegidas, Colorado State University


“Foi uma oportunidade de aprendizado de sistemas de manejo e de áreas protegidas nos EUA e ainda troca de experiências junto aos participantes de outros países, que superaram minhas expectativas, pois além dos conhecimentos adquiridos, teve experiência prática em campo sobre os sistemas de manejo.”

Crédito: Arquivo Pessoal