Proposta:
Fortalecer o contato das pessoas com a natureza

B. Desenvolver e implementar iniciativas para fortalecer o contato das pessoas com a natureza

Iniciativa

Lançado em 2008, o programa é uma parceria entre a Fundação Florestal, o Instituto Florestal e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. A ação central da iniciativa é o “Passaporte Trilhas de São Paulo – Conhecer para Conservar”, um caderno físico onde os visitantes registram e carimbam sua passagem por diferentes Unidades de Conservação estaduais.

Objetivo

O projeto busca incentivar a visitação às UCs estaduais, aliando o lazer à conservação ambiental. O objetivo é aprimorar a experiência do público por meio de materiais informativos, como o Guia de Áreas Protegidas, promovendo o conhecimento prático sobre o patrimônio natural paulista e estimulando o cidadão a completar o circuito de trilhas do estado.

Impacto
  • Abrangência de 40 trilhas selecionadas e monitoradas em todo o estado. Presença em 18 Unidades de Conservação estaduais espalhadas por diferentes regiões.
  • Disponibilização de uma malha de 200 km de trilhas estruturadas para o público.
  • Fidelização do visitante através do sistema de carimbos no passaporte físico.
  • Em todas as UCs paulistas que recebem visitantes, foram mais de 5 milhões de visitas em 2024.

JUNTOS PELOS PARQUES, JUNTOS PELO FUTURO

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo, SP
CEP: 01448-000

Quer contribuir com a agenda?

Escreva para [email protected]

© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados | Site por NaçãoDesign | Política de privacidade