“Te conto de um parque” nos leva a uma viagem pelo Parque Nacional do Iguaçu

Último episódio dessa temporada traz uma entrevista exclusiva com a gestora do parque, Cibele Munhoz. Confira!

04/02/2022

Foto: Parque Nacional do Iguaçu (PR) / Sandeepachetan.com CC BY-NC-ND 2.0.

O último episódio dessa temporada do podcast “Te conto de um parque” aborda a grandiosidade e exuberância de uma das unidades de conservação mais conhecidas do país: o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. 

Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, o parque abrange mais de 185 mil hectares que protegem um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica do país. A área também abriga a maior população de onças pintadas do bioma, assim como outras espécies raras e ameaçadas de extinção. 

E quando falamos do Parque Nacional do Iguaçu, é impossível não lembrar das Cataratas, não é mesmo? A grandeza da queda d’água é um espetáculo à parte e oferece uma experiência emocionante e única para quem o visita. 

Além das belezas naturais, a região abriga registros históricos que evidenciam a existência de diferentes povos que passaram por lá. São diversos sítios arqueológicos, como os das etnias Itararé e Guarani, além de outros atrativos que remontam a vários períodos da história do país, a exemplo das antigas vilas, estradas e da usina São João.

Aliás, o Parque Nacional do Iguaçu também é conhecido por resguardar muitas lendas indígenas, como a história de amor entre Naipi e Tarobá. Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa estória? Então clique aqui e dê o play nesse episódio do “Te conto de um parque”.

O PARQUE NA VISÃO DE QUEM TRABALHA NELE

Foto: Deni Williams CC BY 2.0.

Para falar um pouco mais da vivência de quem trabalha nessa unidade de conservação, o “Te conto de um parque” conversou com a chefe da UC, Cibele Munhoz Amato. 

Durante o bate-papo, Cibele compartilhou os desafios e as alegrias de atuar no parque, um verdadeiro patrimônio natural, cultural e histórico do país.

“Acredito que uma das maiores alegrias é a possibilidade de a gente promover momentos muito importantes na vida das pessoas. Quando elas vêm pra cá e se maravilham com a natureza que encontram aqui […], quando elas têm a oportunidade de ver um animal que não faz parte do cotidiano delas, isso as leva para um local muito especial, que vai ficar na memória para sempre”, comenta a gestora.

Dentre os principais desafios de sua gestão, Cibele destaca o gerenciamento da grande equipe que trabalha no parque e a mediação de interesse de todos os atores envolvidos na sua operação, uma vez que essa área protegida impacta direta e indiretamente a vida de muita gente. E, claro, Munhoz enfatiza que as questões ambientais também estão no cerne dos desafios da administração desse espaço.

Esse episódio do podcast traz, ainda, algumas dicas de atrativos para quem quer conhecer o Parque Nacional Iguaçu, indicados pela própria Cibele. Ela ressalta que o parque é uma das UCs brasileiras que mais recebem visitantes no país. Somente em 2019 (antes da pandemia), o local recebeu mais de 2 milhões de pessoas.

Demais, né? Clique aqui e conheça essas e outras curiosidades neste episódio do “Te conto de um parque”.

Aproveite também para ouvir os outros episódios do podcast aqui.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico