Estudo analisa oportunidades para financiamentos em infraestruturas verdes

A partir de análises de iniciativas ocorridas no Reino Unido, pesquisadores consideram contexto atual como oportuno para que as áreas verdes façam parte das tomadas de decisões sobre planejamento urbano.

05/06/2021

Foto: Parque Villa-Lobos (SP) / Felipe Borges CC BY-NC-ND 2.0.

A pandemia da Covid-19 tem lançado luz sobre um tema importante do planejamento urbano: a necessidade de se pensar formas para facilitar o acesso e a implementação de infraestruturas verdes, como praças, jardins, parques e áreas verdes nas cidades.

Isso porque cada vez mais é comprovado que esse conjunto de espaços oferece uma série de benefícios para as cidades, que vão desde à promoção da qualidade de vida, saúde e bem-estar, até mesmo a regulação do clima, melhorias no solo e na qualidade do ar, entre outros aspectos.

Diante dessas funções e da importância dessas áreas, Parques&Sociedade traz um estudo que investiga como o contexto de pandemia pode abrir oportunidades para que as infraestruturas verdes sejam consideradas nas tomadas de decisões relacionadas ao planejamento e gestão dos centros urbanos. O artigo desta edição é baseado no estudo Access to Nature in a Post Covid-19 World: Opportunities for Green Infrastructure Financing, Distribution and Equitability in Urban Planning, publicado em fevereiro de 2021 no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Na prática, os pesquisadores analisaram exemplos de políticas, práticas e formas de financiamentos de infraestruturas verdes que têm ocorrido no Reino Unido, pontuando que muitas questões observadas se aplicam a outras partes do mundo também. Como resultado dessas análises, os autores constroem cinco orientações para ajudar tomadores de decisão a garantir que a saúde e o bem-estar sejam usados para orientar o desenvolvimento urbano e a promoção de saúde pública no cenário atual e pós-pandemia.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

A imagem ilustra a capa de uma edição de Parques&Sociedade, a série de conteúdo técnico do Semeia, e que dessa vez aborda como a pandemia pode gerar oportunidades para financiamentos em infraestruturas verdes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico