Floresta Nacional de São Francisco de Paula tem contrato de concessão assinado

O projeto é a quarta Unidade de Conservação Federal licitada na agenda de concessões do MMA. Saiba mais!

17/09/2021

Floresta Nacional de São Francisco de Paula / Foto: Naira Regis de Moura-CC BY-SA 4.0

No último dia 14 de setembro, a Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula teve seu contrato de concessão assinado. O ato ocorreu em cerimônia realizada no Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a presença de representantes do ICMBio, a Urbanes — vencedora da licitação —, além de parceiros que contribuíram com o processo de estruturação do projeto, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Semeia.

O projeto foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e é a quarta Unidade de Conservação Federal licitada na agenda de concessões do MMA. Pelo período de 30 anos, o consórcio vencedor da licitação ficará responsável pela gestão de atividades de ecoturismo, visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção das áreas de uso público da Flona, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão da referida unidade, e realizará investimentos na ordem de R$ 4 milhões nos primeiros dois anos da concessão. 

Em contrapartida, a Urbanes poderá gerar receitas por meio de serviços de hospedagem, alimentação, atividades de lazer e aventura e venda de souvenirs e artesanatos locais.

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Floresta Nacional de São Francisco de Paula / Foto: Naira Regis de Moura-CC BY-SA 4.0

Com uma área de 1.606 hectares e altitudes superiores a 900 metros, a Flona de São Francisco de Paula está localizada na região de Campos de Cima da Serra, no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Abrigando áreas de relevo acidentado, a Flona conta com diversas cachoeiras, além de um conjunto de lagos e edificações históricas com grande potencial de visitação.

Fonte: Site do PPI

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico