Ideias para adiar o fim do mundo

A indicação da vez vem do nosso coordenador de projetos, Olavo Makiyama. Confira!

27/09/2021

Como a desconexão com a natureza impacta o presente e o futuro da humanidade? Essa é uma das provocações que o líder indígena Ailton Krenak nos apresenta em Ideias para adiar o fim do mundo, indicação do nosso coordenador de projetos, Olavo Makiyama.

Publicado em 2019 com textos adaptados de duas palestras e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019, o pensador retoma em suas reflexões a questão da resistência indígena frente a iminência dos desastres socioambientais da nossa era. Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce e se tornou uma liderança mundialmente reconhecida por seu discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, em que protestou em defesa dos direitos das comunidades indígenas com o rosto pintado de tinta preta do jenipapo.

Para o autor, o distanciamento e a despersonalização da natureza fez com que o homem despojasse a função sagrada dos nossos rios, montanhas, tornando-os meramente resíduos da atividade industrial e extrativista. “Do nosso divórcio das integrações e interações com a nossa mãe, a Terra, resulta que ela está nos deixando órfãos, não só aos que em diferente graduação são chamados de índios, indígenas ou povos indígenas, mas todos”, diz Krenak.

Nesse sentido, Olavo reforça a grande contribuição dessa leitura: “O pensamento adotado em áreas protegidas é geralmente uma visão ocidentalizada. Esse livro traz uma crítica a essa ideia de dissociação de natureza e sociedade a partir da perspectiva de comunidades e povos tradicionais”. 

Fica a dica de leitura para refletir e se inspirar! 

Clique aqui e saiba mais sobre esta indicação!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico