Relatório anual 2020

Iniciar

O Instituto SEMEIA

Trabalhamos para transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para as brasileiras e brasileiros.


O que nos move?

Acreditamos que os parques naturais e urbanos podem ser fonte de riqueza para o país, contribuindo para a geração de oportunidades de lazer, emprego, renda e bem-estar para a população. A construção dos mais variados modelos de parcerias entre os setores público e privado para aportar novos recursos e ferramentas para a gestão desses espaços pode ajudar a tornar esse potencial uma realidade, buscando a oferta de um serviço de qualidade à sociedade e garantindo que os parques cumpram seu papel de desenvolvimento econômico e social, com estímulo à visitação, de maneira a conscientizar a população sobre a relevância da conservação dessas áreas.

Como vamos chegar lá?

Apoiamos governos na concepção e implementação de projetos de parcerias em parques. Atuamos como um think-tank na coleta, sistematização e divulgação de conhecimento específico relevante e na articulação entre os setores público e privado para a viabilização dessas parcerias. Buscamos fortalecer a atuação em nossa rede de apoiadores para alavancar vocações complementares e ampliar o impacto do nosso trabalho. Dessa forma, esperamos contribuir também para que a sociedade compreenda o potencial das parcerias e dos próprios parques.

2


Mensagem do Conselho e do Diretor-Presidente

Em meio a um período marcado por mudanças no contexto político e socioambiental do país, o Semeia encerrou 2019 com importantes avanços na sua agenda. Prova disso foi o crescente interesse da sociedade por se discutir novos modelos para a gestão de parques, reflexo de uma demanda por maior valorização das pautas ambientais e do reconhecimento desses espaços como instrumentos para a redução da desigualdade e promoção de qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas.

Na esfera pública, as parcerias em parques assumiram uma posição muito mais estratégica para os governos, a exemplo da inclusão dos parques nacionais no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), além da entrada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na estruturação dos projetos. No âmbito municipal, grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre, avançaram com programas de concessão para a revitalização de alguns de seus principais parques – Ibirapuera e Orla do Rio Guaíba, respectivamente. Um movimento também visto no contexto privado, com o engajamento de novos agentes, além das concessionárias tradicionalmente já atuantes no setor.

Sob a nossa perspectiva institucional, isso se refletiu, dentre outras dimensões, em um significativo salto da exposição de mídia do Semeia, que tem sido cada vez mais procurado pela imprensa para repercutir a respeito dessa temática e explicar o papel dos parques como fonte de desenvolvimento socioeconômico, conservação e geração de renda para o país. A propósito, um papel de conscientização e engajamento também feito por outras instituições parceiras, em um esforço conjunto que nos mostra que o trabalho em rede faz toda a diferença para o cumprimento da nossa missão.

Nesse ponto, destacamos a campanha para aproximação das pessoas com a natureza “Um Dia no Parque", liderada pela Coalizão Pró UC, movimento do qual fazemos parte junto com outras 10 organizações ambientalistas. Há, ainda, a nossa cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) para apoiar tecnicamente os governos com seus programas de parcerias em parques, além do trabalho de sistematização e disseminação de conhecimento realizado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), materializado no estudo de caso sobre o Parque Ibirapuera e na participação do Semeia no PPP Américas.

Aliás, nossa estratégia de impacto baseada na atuação sistêmica e coordenada sobre as diversas dimensões que influenciam o sucesso das parcerias em parques nos rendeu, ainda em 2019, um importante reconhecimento. Fomos premiados na categoria “Ideia mais inovadora do ano" do PPP Awards, evento que destaca as melhores iniciativas do setor de parcerias e concessões do país. Essa conquista renova nossas energias para continuarmos firmes em nosso propósito diante dos desafios e oportunidades à frente.

E, de fato, as eleições municipais que se aproximam abrem espaço para seguirmos com o engajamento dos futuros prefeitos na causa que defendemos. Com o avanço de inúmeros programas de parceria no país, cresce também a nossa responsabilidade em apoiar os governos com a gestão dos contratos, além do apoio já oferecido para a concepção dos projetos. Acreditamos que, com isso, fortaleceremos nosso papel de observatório setorial e indutor de mudanças estruturais que possam garantir a efetiva implementação e o aprimoramento dos parques – naturais e urbanos.

Afinal, ao buscarmos novas formas de valorizar e garantir a sustentabilidade desses espaços, estaremos contribuindo para que todo o seu potencial seja traduzido em benefícios à população. Somente assim, os parques brasileiros poderão ser realmente apropriados e usufruídos por quem tem esse direito: todos nós, brasileiros e brasileiras.


Conselho Deliberativo do
Instituto Semeia

Fernando Pieroni
Diretor-Presidente

3


Ajudando governos a cuidar de parques

Nossa atuação

Acreditamos que as parcerias entre os setores público e privado são um caminho possível para que as pessoas tenham acesso a parques bem cuidados, com infraestrutura e serviços de qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

Apoiamos governos de todas as esferas - federal, estadual e municipal - na estruturação e implementação de programas de parceria voltados à gestão e valorização de parques brasileiros. Na prática, colaboramos diretamente para o fortalecimento de um ambiente jurídico e institucional ético e transparente, que venha ao encontro das necessidades fundamentais que garantam o sucesso dessas iniciativas. Atualmente, existem mais de 100 parques, entre naturais e urbanos, para os quais há intenção do poder público em desenvolver parcerias, além de inúmeras equipes governamentais, nos três níveis de federação, devidamente constituídas e já mobilizadas para avançar com os projetos.

Veja, a seguir, os projetos em que o Semeia esteve presente, ajudando governos a cuidar dos parques brasileiros:

Governos apoiados

  • Governo Federal
  • Estado do Mato Grosso
  • Estado de Minas Gerais
  • Estado de São Paulo
  • Prefeitura de Porto Alegre (RS)
  • Prefeitura de Salvador (BA)
  • Prefeitura de São José dos Campos (SP)
  • Prefeitura de São Paulo (SP)
  • Prefeitura de Vitória (ES)

Case

4


Apoio ao engajamento privado nas parcerias em parques

Engajar novos atores do setor privado em iniciativas inovadoras para a gestão dos parques e promover a interação entre os principais agentes de mudança desta agenda tem sido fundamental para ampliar e fortalecer o mercado brasileiro de parcerias voltadas a esses espaços.

Em 2019, tivemos a oportunidade de contribuir diretamente com este propósito: promovemos encontros voltados à construção de pautas positivas relacionadas às parcerias e apoiamos na disseminação do portfólio de projetos de alguns governos. Com esse trabalho de articulação, ajudamos a posicionar este mercado como um importante aliado para o desenvolvimento socioeconômico do país, comprometido com a promoção da conservação da biodiversidade e a valorização dos parques brasileiros.

Veja, a seguir, os detalhes dos encontros realizados no último ano que possibilitaram aos governos e potenciais investidores diálogos produtivos sobre os desafios e avanços do setor, além de trocas de experiências e aprendizados:

Evento realizado em julho apresentou o portfólio de projetos de parceria em parques a mais de 50 representantes do setor privado

Parques do Brasil -
Oportunidades de investimento:

Realizado em julho, o evento divulgou diferentes projetos de parceria, à época em fase avançada de estruturação. Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas Gerais, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Porto Alegre apresentaram seus portfólios de projeto a cerca de 50 representantes do setor privado, entre potenciais investidores, consultorias e escritórios de advocacia. O evento contou, ainda, com a participação do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Balanço e perspectivas
do setor de parques:

Realizado em novembro, a iniciativa teve o objetivo de identificar os principais desafios e barreiras para o desenvolvimento do setor, a partir das perspectivas de empresas que nele atuam ou que têm se preparado para passar a integrá-lo. Dentre os 25 presentes, 19 representaram empresas que já possuem alguma atuação no setor.

5


Semeando conhecimento

O conhecimento é uma base fundamental para o nosso trabalho. Por isso produzimos, sistematizamos e disseminamos conhecimento em temas relacionados à gestão e valorização de parques, naturais e urbanos. Os estudos realizados em 2019 tematizam, dentre outras questões, experiências, aprendizados, perspectivas e desafios enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo na implementação de novos modelos de gestão que contemplem um olhar sistêmico e sustentável sobre esses espaços.

Ao fomentar a disseminação de conhecimento sobre o assunto, queremos contribuir para que outros caminhos possíveis passem a ser considerados na administração dos parques brasileiros e, assim, possamos facilitar o acesso da população a esses espaços, permitindo que todos possam usufruir dos benefícios que essas áreas têm a nos oferecer.


Conheça a seguir os estudos que publicamos e iniciativas das quais participamos em 2019


Diretrizes para parcerias e concessões para o turismo em áreas protegidas


Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: A Perspectiva dos Gestores


MBA de PPPs e Concessões – FESPSP / LSE


Parcerias para a gestão de parques: três estudos de caso da África


Estudo de caso: projeto de parcerias público-privadas em parques urbanos de São Paulo


Pós-Graduação em Direito Administrativo – FGV

Acreditamos na importância de uma atuação em rede para a disseminação de informação e conhecimento que favoreçam o envolvimento qualificado da sociedade. Dessa forma, colaboramos para que mais pessoas consigam desenvolver vínculos com os parques e estejam conscientes da importância de se repensar as formas de gestão desses espaços, dando abertura para a implementação de modelos inovadores e sustentáveis. Confira abaixo as iniciativas de engajamento realizadas pelo Semeia para propagar a causa e fortalecer a agenda que defendemos:

Bolsa de Estudos

Apoiamos o desenvolvimento de profissionais ligados à gestão de parques, promovendo o contato com diferentes perspectivas sobre o assunto e experiências de sucesso internacionais. Por isso, realizamos, anualmente, o processo seletivo de bolsas em parceria com a Colorado State University (CSU), referência mundial em planejamento e gestão de áreas protegidas.

Em 2019, a bolsa de estudos para o International Mobile Seminar on Planning and Managing Tourism in Protected Areas foi concedida a Julio Itacaramby, Diretor-Geral da Associação de Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (AVE), onde tem atuado diretamente na realização de diversos projetos socioambientais e expedições de aventura, em múltiplas modalidades.


Conferência Internacional sobre Interpretação Ambiental

Em 2019 também apoiamos profissionais e estudantes da área a participarem da Conferência Internacional sobre Interpretação Ambiental, realizada entre os dias 20 e 24 de maio, no Rio de Janeiro. Essa iniciativa contou com a parceria da CSU e promoveu a concessão de bolsas de inscrição. Dessa forma, patrocinamos a inscrição de dez pessoas, sendo cinco estudantes e especialistas que atuam com interpretação e cinco participantes que tiveram trabalhos científicos selecionados para a conferência. Esta foi a primeira edição do evento na América do Sul e, sem dúvidas, proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprendizados e visões sobre a interpretação como ferramenta de sensibilização voltada à conexão entre as pessoas e o patrimônio ambiental, histórico e cultural.


Um Dia no Parque

Em sua segunda edição, a campanha Um Dia no Parque contou com a participação de mais de 230 unidades de conservação e 142 parceiros institucionais (entre órgãos públicos, academia e empresas), sendo considerada uma das maiores ações de mobilização em prol das UCs no país. Realizada no âmbito da Coalização Pró-UC, a campanha visa sensibilizar e conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da conservação e valorização das UCs, além de promover a aproximação das pessoas com a natureza e o fortalecimento do vínculo com esses espaços. No último ano, participamos e apoiamos essa iniciativa por meio do financiamento de parte das atividades realizadas, além de colaborar com ações de engajamento e relacionamento com a mídia.


Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (CAPLAC)

Realizado entre os dias 14 e 17 de outubro, em Lima, no Peru, o evento reuniu cerca de 3 mil especialistas de 25 países para refletir e discutir soluções para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. Participamos dessa iniciativa promovendo o painel "Desafios do turismo e manejo florestal em áreas protegidas com a participação de organizações privadas e comunidades locais em áreas protegidas do Brasil", em parceria com representantes do Imaflora, USP e UFRRJ. O momento foi marcado pela presença de autoridades governamentais, organismos multilaterais, lideranças de comunidades locais e povos indígenas, organizações da sociedade civil e instituições do setor privado. Assim, vivenciamos uma experiência rica em troca de conhecimentos e debates sobre a construção e implementação de políticas públicas relacionadas ao aprimoramento da gestão de unidades de conservação.


Seminário “Avanços e desafios para a gestão dos parques brasileiros"

Iniciativa realizada em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso, o seminário aconteceu em 5 de dezembro e reuniu 28 especialistas de setores variados (público, privado, academia, sociedade civil) e diretamente relacionados à temática dos parques para discutir sobre as perspectivas e os desafios de modelos de gestão desses espaços. Como pontos centrais do debate, foi destacado a necessidade de maior valorização e entendimento sobre diferentes modelos de gestão de parques, a importância do engajamento da população do entorno nos processos de concessão, além da construção de espaços de diálogo entre governo, sociedade e iniciativa privada.


Participação em Eventos

Um dos meios fundamentais para promover o diálogo entre os diversos setores da sociedade consiste na participação em eventos e debates. Acreditamos que essa é uma das formas em que podemos fortalecer a causa que defendemos junto à sociedade e construir, de maneira colaborativa, a agenda de parcerias para a gestão de parques.

Em 2019, participamos de importantes encontros realizados por entidades de diversos segmentos. Acompanhe nossa presença nestes espaços na imagem a seguir:

Confira os principais eventos em que o Semeia esteve presente em 2019:

7


Semeia na mídia

O diálogo com a sociedade também se faz presente por meio do nosso trabalho com a mídia. Ao projetarmos a agenda que defendemos entre os principais veículos de comunicação do país, contribuímos para que mais pessoas tomem conhecimento sobre o assunto, participem do debate público sobre a importância de se pensar novos modelos de gestão para os parques brasileiros e também se conscientizem sobre a real importância das parcerias para o desenvolvimento e a valorização desses espaços.

Especialmente em 2019, observamos uma crescente procura dos jornalistas pelo Semeia para repercutir sobre os assuntos que fazem parte da agenda. Isso se deve ao trabalho contínuo de relacionamento com a imprensa, iniciado nos anos anteriores. Dessa forma, alcançamos um resultado expressivo de exposição de mídia, evidenciando também a ampliação da cobertura desse assunto e uma maior inserção do tema junto à população.


Total de inserções


Retorno estimado de mídia (R$ milhão)


Matérias e artigos publicados na mídia

8


Parcerias

Para transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiros e brasileiras, é necessário contar com o apoio e a parceria de diversos atores engajados nesta causa. Por isso, o Semeia acredita no trabalho em rede para proporcionar aos parques uma gestão mais sustentável e inovadora, oferecendo, assim, uma estrutura de serviços de qualidade a toda população.

Em 2019, seguimos desenvolvendo junto à Coalizão Pró-UC um importante trabalho de sensibilização e conscientização junto à sociedade, além do fomento ao conhecimento promovido a partir da parceria com a CSU. Este foi o ano em que também realizamos ações com organismos internacionais para cooperação técnica e multiplicação da agenda, a exemplo da UNOPS e do Banco Mundial.

Saiba mais:

O Semeia trabalha em parceria com a CSU desde o seu primeiro ano de atuação, oferecendo bolsas de estudo para cursos ministrados pela universidade americana na área de gestão e planejamento de áreas protegidas. Em 2019, o diretor-geral da Associação de Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (AVE) foi o selecionado para participar do International Mobile Seminar on Planning and Managing Tourism in Protected Areas.

Parceiro do movimento iniciado em 2017 com o objetivo de promover infraestrutura como forma de garantir um aumento de produtividade e, por sua vez, maior competitividade internacional do país. Em 2019, o diretor-presidente do Semeia liderou a área de Infraestrutura Social. O Infra 2038 atua na conexão entre governos e investidores e no desenvolvimento de conteúdo relevante nas áreas de energia elétrica, logística, saneamento básico, infraestrutura urbana e infraestrutura social.

Trabalhamos ao lado de outras instituições na Coalizão Pró-UC visando à ampliação e consolidação de um sistema de unidades de conservação representativo, efetivo e sustentável, com seus valores reconhecidos pela sociedade e inseridos nos planos de desenvolvimento do país. Em 2019, a parceria entre as várias organizações da Coalizão Pró-UC resultou, entre outras ações, na realização da campanha “Um Dia no Parque" e do seminário sobre concessões em unidades de conservação, realizando durante o Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (CAPLAC).

Memorando de entendimento celebrado com a UNOPS e que possui um escopo amplo, envolvendo compartilhamento de experiências, ferramentas e boas práticas relacionadas à estruturação de projetos para a melhoria da gestão de parques e fortalecimento da agenda de parcerias nesses espaços. As ações em 2019 estiveram concentradas na estruturação da concessão do Trecho 2 do Parque Urbano da Orla do Guaíba.

9


Resultados econômico-financeiros

Aplicação de recursos

No ano de 2019, tivemos uma economia de 8% em relação ao valor orçado para o período. Em contrapartida, aumentamos em 6% a aplicação de recursos nas atividades finalísticas.


Demonstração
de Valor Adicionado (DVA)
Parecer da Auditoria

O Semeia preza pela transparência em todos os seus processos de gestão. Por isso, nossos resultados são auditados e reportados anualmente, em sinergia com as melhores práticas de governança organizacional. Para ver o parecer da auditoria realizada em 2019, clique abaixo:

10

Expediente



Colaboradores externos

O Semeia trabalha com empresas contratadas para a realização de atividades específicas relacionadas à gestão institucional e ao desenvolvimento de projetos.

Assessoria de imprensa:

Tamer Comunicação Empresarial

Consultores:

Cebrap, Havine Research, Kleriston Karlos, Leme Pesquisas, Maria Isabela Meloncini, Ricardo Silva, Urban Systems.

Contabilidade:

RGM

Design e Comunicação Digital:

AtivGreen

Gestão de Recursos Humanos:

Bordin

Serviços Gerais:

Hineni

Tecnologia da Informação::

Trivor

Consultoria jurídica:

Derraik & Menezes Advogados Associados

Auditoria:

BDO Brasil