x

11 5180-0265


Apoiamos projetos de governos estaduais, municipais e federais com o propósito de desenvolver parcerias entre os setores público e privado no setor de parques naturais e urbanos. Nossa atuação tem sempre o objetivo de fomentar projetos que possibilitem a implementação de bons serviços à população e sejam, simultaneamente, atrativos a investidores.

Apoiamos projetos de governos estaduais, municipais e federais com o propósito de desenvolver parcerias entre os setores público e privado no setor de parques naturais e urbanos. Nossa atuação tem sempre o objetivo de fomentar projetos que possibilitem a implementação de bons serviços à população e sejam, simultaneamente, atrativos a investidores.

Somos especializados em projetos aplicados a parques e contamos com uma área de conhecimento que nos proporciona uma perspectiva única sobre os desafios e soluções específicas para o setor. Oferecendo este olhar, apoiamos o setor público visando garantir a qualidade dos projetos. Também faz parte do nosso trabalho o engajamento de potenciais investidores e assistência na viabilização de recursos ou na contratação de consultores para o desenvolvimento do projeto.

O Semeia não recebe dinheiro público. Nosso trabalho é doado aos governos.

Conheça um pouco do que já fizemos:

X

Paraná

Os parques estaduais de Vila Velha, Guartelá e do Monge são contemplados na iniciativa liderada pelo Governo Estadual do Paraná, que busca estimular o turismo sustentável, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional. O Semeia ofereceu apoio estratégico à equipe do governo para o lançamento do procedimento de manifestação de interesse (PMI), contribuindo também para a construção de um diálogo institucional junto ao setor privado potencialmente interessado nas parcerias.

Saiba mais

X

Rio de Janeiro

A iniciativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro visa o desenvolvimento de estudos e análises para implementação da Parceria Público-Privada do Parque Estadual da Ilha Grande com o objetivo de aprimorar a experiência de visitação para os diferentes tipos de usuários do parque, maximizando a conservação da biodiversidade e dos aspectos sociais e culturais associados à Ilha. O Semeia ofereceu apoio técnico para a seleção e acompanhamento das consultorias responsáveis pela preparação do procedimento de manifestação de interesse (PMI), bem como contribuiu com a divulgação do projeto para o estabelecimento de um diálogo institucional com potenciais parceiros privados. O auxílio do Instituto também viabilizou, pela primeira vez, o uso dos recursos de compensação ambiental para a contratação de consultores que desenvolveram os estudos necessários para a estruturação do projeto.

Saiba mais

X

Minas Gerais

Aprimorar a infraestrutura para a visitação e garantir a conservação dos valores ambientais, culturais, históricos e arqueológicos. Essa é a proposta do Governo do Estado de Minas Gerais no projeto da Rota das Grutas Peter Lund, que engloba o Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Peter Lund. No âmbito desta iniciativa, o Semeia desenvolveu os estudos para estruturação do edital de parceria público-privada (PPP) e conduziu um roadshow para potenciais investidores ao projeto.

X

Porto Alegre

Com o objetivo de modernizar a gestão dos parques da cidade, oferecendo espaços mais bonitos, agradáveis, melhor equipados e conservados, o Governo Municipal de Porto Alegre busca ampliar e aprimorar os instrumentos jurídicos do município para incentivar a participação privada, com ou sem fins lucrativos, na administração dos parques cidade. A contribuição do Semeia se deu no auxílio à modernização da legislação, qualificando os processos de parcerias, bem como o compartilhamento de melhores práticas de gestão de parques urbanos.

X

Estado de São Paulo

O projeto do Governo do Estado de São Paulo tem o objetivo oferecer melhores parques à população, otimizando o gasto público e trazendo inovações para a gestão de parques. São contemplados os parques estaduais Alberto Löfgren, de Campos do Jordão e da Cantareira, além do Parque Capivari, do Auditório Claudio Santoro e do Museu Felícia Leirner. A colaboração do Semeia engloba o desenvolvimento dos estudos de demanda e o apoio técnico à equipe do governo com a elaboração dos editais para concessão dos parques, bem como a promoção do projeto junto a atores privados.

Saiba mais

X

Cidade de São Paulo

Revitalização e modernização da gestão de 14 parques municipais, incluindo do Ibirapuera e o Parque do Carmo, são os objetivos do projeto liderado pela Prefeitura Municipal de São Paulo. O Semeia contribuiu por meio de apoio estratégico à Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias, compartilhando boas práticas relativas às diversas etapas da estruturação do projeto de parcerias em parques. O instituto também auxiliou a disseminação da iniciativa e o estabelecimento de um diálogo institucional junto a potenciais parceiros. Essa iniciativa marca o desenvolvimento do primeiro Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que incorpora os recentes avanços do Marco Regulatório da Sociedade Civil (MROSC), resultando em um edital voltado a parcerias com o setor privado abrangendo não apenas parceiros do setor empresarial, como também organizações da sociedade civil

Saiba mais

X

Parque Nacional Serra da Bocaina

A unidade de conservação localizada na Serra do Mar é objeto da iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que busca melhorar a gestão dos parques nacionais e oferecer melhores serviços aos visitantes. A parceria com o Semeia envolveu o apoio técnico à equipe do governo para a elaboração do edital de concessão do parque, bem como o auxílio à incorporação de elementos que favoreçam a atratividade do projeto.