x

11 5180-0265


Apoiamos projetos de governos estaduais, municipais e federais com o propósito de desenvolver parcerias entre os setores público e privado no setor de parques naturais e urbanos. Nossa atuação tem sempre o objetivo de fomentar projetos que possibilitem a implementação de bons serviços à população e sejam, simultaneamente, atrativos a investidores.

Apoiamos projetos de governos estaduais, municipais e federais com o propósito de desenvolver parcerias entre os setores público e privado no setor de parques naturais e urbanos. Nossa atuação tem sempre o objetivo de fomentar projetos que possibilitem a implementação de bons serviços à população e sejam, simultaneamente, atrativos a investidores.

Somos especializados em projetos aplicados a parques e contamos com uma área de conhecimento que nos proporciona uma perspectiva única sobre os desafios e soluções específicas para o setor. Oferecendo este olhar, apoiamos o setor público visando garantir a qualidade dos projetos. Também faz parte do nosso trabalho o engajamento de potenciais investidores e assistência na viabilização de recursos ou na contratação de consultores para o desenvolvimento do projeto.

O Semeia não recebe dinheiro público. Nosso trabalho é doado aos governos.

Conheça um pouco do que já fizemos:

X

Parques do Paraná

Os parques estaduais de Vila Vilha, Guartelá e do Monge são contemplados no projeto liderado pelo Governo Estadual do Paraná. Com o apoio do Semeia, foram desenvolvidos os estudos e o planejamento de viabilidade econômico-financeira para elaboração do edital para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O projeto busca estimular o turismo sustentável, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento regional.

X

Ilha Grande

A iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro visa o desenvolvimento de estudos e análises para implementação da Parceria Público-Privada do Parque Estadual da Ilha Grande com o objetivo de aprimorar a experiência de visitação para os diferentes tipos de usuários do parque, maximizando a conservação da biodiversidade e dos aspectos sociais e culturais associados à Ilha. O Semeia ofereceu apoio técnico, atuando como facilitador do projeto, na viabilização de recursos para a estruturação e na análise técnica dos serviços contratados pelo governo.

X

Rota das Grutas Peter Lund

Aprimorar a infraestrutura para a visitação e garantir a conservação dos valores ambientais, culturais, históricos e arqueológicos. Essa é a proposta do projeto da Rota das Grutas Peter Lund, que engloba o Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Peter Lund. Em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, o Semeia contribuiu para a construção do projeto de Parceria-Público Privada (PPP) nas unidades de conservação da Rota Lund.

X

Parques Nacionais

Com o objetivo de abrir parques nacionais para visitantes e melhorar o serviço dos que já estavam abertos, o ICMBio trabalha um projeto de concessão de unidades de conservação. Para apoiar essa iniciativa, o Semeia ofereceu apoio estratégico nas propostas referentes ao Parque Nacional da Serra da Bocaina.

X

Estado de São Paulo

Melhorar os níveis de conservação, fomentar o uso do espaço pela população e desonerar o Estado são os principais objetivos da iniciativa do Estado de São Paulo. O projeto teve início com a lei que permite a concessão de 25 unidades de conservação à iniciativa privada. A participação do Semeia se dá nos projetos para os Parques Estaduais da Serra da Cantareira, Campos do Jordão e Alberto Löfgren, apoiando estrategicamente a modelagem de projetos e contribuindo com o compartilhamento de melhores práticas para o setor e com o ao roadshow de divulgação do projeto junto a potenciais investidores.

X

Cidade de São Paulo

Com a intenção de trazer formatos inovadores para a gestão dos parques urbanos e municipais, bem como promover um melhor aproveitamento dos recursos públicos, a Prefeitura Municipal de São Paulo deu início a um plano de concessões que abrange 15 parques. O Semeia atua no auxílio à modelagem de projetos para alguns dos parques prioritários, contribuindo também no roadshow de divulgação para potenciais investidores, compartilhando as melhores práticas para parcerias em parques e apoiando a viabilização de recursos para a estruturação do projeto. Com isso, buscamos garantir melhores oportunidades de lazer ao cidadão.